NFC - uma tecnologia de contacto presente no seu telefone

  

O NFC (near field communication) é uma excitante nova tecnologia desenhada para facilitar a vida das pessoas através da utilização dos mais modernos smartphones. Na sua essência, podemos descrever o NFC como uma tecnologia de proximidade que permite (simplesmente encostando um telefone a um outro elemento que tenha NFC) iniciar uma ligação entre o mundo real (muitas vezes designado como offline) e o mundo online.

Os principais impulsionadores da tecnologia (onde se encontram empresas como a Google, a Microsoft, a Samsung, a NXP e a MobilityNow) acreditam que um dia será possível utilizarmos unicamente o telemóvel para fazermos uma grande parte das nossas actividades quotidianas, como por exemplo: abrir a porta de casa ou do hotel, pagar o café, comprar uma revista, validar o bilhete do metro e fazer download de uma música junto de um painel publicitário.

Apresentamos de seguida um vídeo da NCIX Tech Tips ilustrativo desta tecnologia de curto alcance:


Os utilizadores apenas precisam de aproximar o telemóvel a uma tag (autocolante com chip NFC integrado) ou a um outro equipamento com NFC, para usufruir da tecnologia.
Quando um telemóvel é aproximado de uma tag (que pode ser programada pelo próprio utilizador) esta irá despoletar uma ação pré-programada no equipamento, que poderá ser, desde a transmissão de uma simples mensagem a uma ligação a uma rede social (ex: “like“numa determinada página do Facebook).

É também possível configurar tags de forma a que elas ajudem na utilização diária dos smartphones (por ex: pré-configurando ações simples como: ligar/desligar bluetooth).
 
Benefícios chave da tecnologia:
  • É de utilização intuitiva: A interação requer apenas que se aproxime o telemóvel;
  • Funciona como interface entre outras tecnologias: reduz a distância entre tecnologias distintas através de um simples toque;
  • É versátil: O NFC aplica-se a um conjunto alargado de indústrias;
  • É standard: O NFC segue parâmetros internacionalmente definidos (garante compatibilidade);
  • É seguro: A comunicação apenas se estabelece a uma curta distância (alguns centímetros), portanto é inerentemente seguro; foi construído para suportar medidas adicionais de segurança;
 
Para mais casos práticos, por favor visite:
 

Se pretender saber mais, contacte-nos!
Estamos disponíveis para o ajudar nos seus projetos NFC!